terça-feira, 31 de julho de 2012

RESENHA: Twenty Boy Summer, de Sarah Ockler


Nome:Twenty Boy Summer
Autora: Sarah Ockler
ISBN-13: 9780316051583
Editora: Little, Brown Books for Young Readers
Data de publicação nos Estados Unidos: 5/1/2010
Número de Páginas: 290


Twenty Boy Summer conta a história de Anna e Frankie, duas adolescentes que vão passar o verão em uma praia da Califórnia. As duas sofreram um trágico acidente no ano anterior, no qual o irmão de Frankie falecera, e ainda estão meio desestabilizadas pelo que aconteceu.
Para que Anna tenha seu primeiro ‘romance de verão’, elas programam conhecer um garoto por dia, para terem assim O Melhor Verão de Todos.
Mas,o que sua melhor amiga não sabe é que Anna já teve seu grande romance de verão, e que ele acontecera com ninguém menos que Matt, pouco tempo antes da fatídica noite. Sem conseguir esquecê-lo, ela embarca na aventura com o objetivo de tirá-lo da sua cabeça e tentar, em fim, seguir em frente.


É meio difícil resenhar um livro que me deixou tão decepcionada, especialmente depois de ler críticas tão positivas.Essa sinopse me passa a ideia de ser uma comédia romântica, sobre as aventuras das duas procurando garotos. Mas, na realidade,o livro se foca muito mais na dificuldade que a personagem principal tem de esquecer o ex-amor, e da dificuldade que é guardar segredos de sua melhor amiga.

A história é contada em primeira pessoa pela Anna, que é uma personagem bem dinâmica e divertida. Ela tem muitas semelhanças com a Lennie, de O Céu Está em Todo Lugar (um livro lindo escrito pela Jandy Nelson). Ambas são tímidas, viviam meio ofuscadas por outra pessoa (no caso, pela amiga Frankie), gostam de ler e vivem escrevendo seus sentimentos em papéis.

Twenty Boy Summer também caracteriza a morte de forma semelhante à O céu está em todo lugar, as protagonistas de ambos os livros acreditam que a pessoa que perderam as está vigiando e cuidando.

Um grande problema que complicou a leitura é a personagem Frankie. Ela é a típica menina superficial, metida e fútil que podemos encontrar em alguns livros. Frankie vive pressionando a Anna, tentando convencê-la a fazer seus desejos e, em muitas partes da história, ela me irritou profundamente.

O outro ponto negativo do livro é a falta de emoção que ele provocou. Em nenhum momento eu me emocionei com a história da Anna, porque a autora deixou um pouco a desejar nesse quesito. Para mim, um livro deve trazer muitas emoções à tona, nos deixando comovidas e até triste quando terminado. Talvez tenha realmente sido uma questão de tê-lo lido na época errada mas, infelizmente, TBS não conseguiu fazer comigo o que muitos livros ja conseguiram fazer.

A capa do livro tem um significado lindo, que é explicado no decorrer da história. O título, porém, eu não acho muito adequado. Ele e a sinopse oficial se focam muito no ‘combinado’ que as meninas fazem; algo que, no decorrer da história, nem tem tanto destaque.

Aqui no Brasil, o livro será publicado pela Editora Novo Conceito até o fim de 2012, mas ainda não tem data prevista.

Por fim, acho que Twenty Boy Summer é um livro divertido e fácil de ler (o nível de inglês também não é muito avançado), mas deixa muito a desejar (ou, pelo menos, para mim deixou). Eu que tinha grandes expectativas, fiquei bem decepcionada – mas talvez, quem lê-lo mais despretensiosamente achará a história mais cativante.

2 comentários:

  1. Acho que a sua é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro, vi vários comentários positivos, mas desanimei um pouco agora. Vou esperar ele ser lançado por aqui e ver se vou ler ou não rs'

    A capa é bonita!

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o maior problema que eu tive com o livro foi justamente esse: expectativas altas por causa de resenhas positivas.
      Depois de ler tantas pessoas falando que ele era maravilhoso, acabei me decepcionando demais.
      Espero que isso não aconteça com você!

      Beijos e boa leitura :D

      Excluir

Comente e faça uma blogueira feliz!