domingo, 18 de dezembro de 2011

RESENHA: Academia de Princesas, de Shannon Hale


Academia de Princesa
Autora: Shannon Hale
Editora: Galera Record
271 paginas
Ano: 2010
Quando peguei Academia de Princesas para ler, achei que seria algo bobo e fútil, meio no estilo 'O Diário da Princesa'. Bom, só posso dizer que fiquei muito impressionada ao perceber o quanto esse livro é maravilhoso!

Ele conta a história de Miri, uma menina de 14 anos que mora em um pequeno vilarejo da Idade Média. Ela era a 'ovelha negra' do Monte Eskel, pois, devido ao fato de ser tão forte e meusculosa como os outros moradores, era a única que não trabalhava na pedreira (a maior fonte de renda do vilarejo).
Como seu pai nunca permitiu que ela realizasse seu sonho, que era trabalhar nas pedreiras, Miri nunca alimentou muitas esperanças para o futuro. Até que, um dia, vem uma ordem real dos padres da planície: a futura rainha do príncipe deveria ser uma menina do Monte Eskel. Como nenhuma das garotas do vilarejo havia freqüentado uma escola, elas são obrigadas a se mudar para a 'Academia de Princesas', onde serão treinadas até que o príncipe esteja pronto para escolher uma delas como rainha.
O enredo se desenvolve na mudança drástica na vida de Miri e das outras garotas. De uma hora para a outra, elas deixam de ser trabalhadoras e passam a se imaginar como as futuras princesas de seu reino, além de aprenderem diversos valores e ensinamentos que muitos do Monte Eskel nunca tiveram a oportunidade de aprender.

Pessoalmente, não consigo encontrar nenhuma falha no livro. O enredo é muito bem construído e a narrativa flui muito bem.

A Miri é uma personagem muito fofa, ela sempre quis trabalhar na pedreira mas seu pai nunca a permitiu. Então, quando tem a oportunidade de ir para a Academia, ela se esforça ao máximo para mostrar que também pode ser útil ao seu povo.

O desfecho final é muito inesperado, mas eu fiquei muito satisfeita com a forma que aconteceu.  A autora foi muito criativa e não sobraram lacunas nem pontas soltas.

Infelizmente,  'Academia de Princesas' é um volume único não tem continuação, eu adoraria saber mais sobre as aventuras de Miri.  Mesmo assim eu recomendo-o totalmente,  e já estou a procura dos outros livros teen da Shannon Hale (ela já publicou vários!)

4 comentários:

  1. Eu tbm adorei Academia de princesas! Achei um livro super singelo e fofo e a capa dele é maravilhosa!!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Eu tbm adorei Academia de princesas! Achei um livro super singelo e fofo e a capa dele é maravilhosa!!
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Desculpa o incomodo, mas venho hoje pedir que olhe com carinho meu blog de resenhas literárias, o O Leitor.
    Se puder fazer parte, agradecemos.

    Obrigada e uma ótima segunda-feira. Beijos,

    Pamela.

    ResponderExcluir
  4. Bem, deve confessar que a primeira vez que vi o nome do livro e a capa eu pensei que fosse meio sessão da tarde sabe? kkk'
    Mas quando eu li a sua resenha me interessei pelo livro e pala história que este conta.
    Gosto de meninas fortes que fogem um pouco da mocinha linda e delicada num primeiro momento.
    Lerei com certeza e espero gostar.
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!