terça-feira, 22 de maio de 2012

Jogador N° 1, de Ernest Cline






Nome: Jogador N° 1
Autor: ERNEST CLINE
Editora: Leya
Número de páginas: 464
ISBN: 9788580442687
Ano em que foi publicado no Brasil: 2012
Nome original: Ready Player One








Guerras. Falta de energia. Crises de fome.
É nessa situação que o mundo se encontra em 2044. E, em meio ao caos instalado, os cidadãos passam a usar sua vida inteira em prol de um videogame.

Wade Watts não é excessão; assim como o resto da população, ele passa todas as horas livres de seu dia no OASIS - uma utopia virtual muito realista. Passeando por milhões de planetas, lutando contra monstros e conhecendo avatares de todos os tipos (de pessoas a elfos, seres mitológicos, magos e samurais), Wade foge de sua triste realidade.

O maior mistério do jogo, porém, é o grande Easter Egg de Halliday. Uma série de pistas e enigmas inspirados na década de 80 (época por qual o criador do jogo era apaixonado)está escondida em algum lugar do gigantesco mundo virtual, e o prêmio para o primeiro que as solucionar é a gigantesca herança do dono, James Halliday, que morreu sem herdeiros.
A caça, porém, já está rolando há cinco anos,e nenhum avatar conseguiu encontrar a primeira chave. Quase todos os caça-ovos já perderam as esperanças.

Até que, de repente, Wade soluciona o primeiro enigma, e o mundo inteiro volta-se para acompanhar seus passos e os dos outros milhões de caça-ovos, todos estudadiosos dos símbolos de Halliday e conhecedores das milhares informações sobre os anos 1980.
O jogo, porém, logo se torna em uma perigosa jornada para ele e, em meio a tramas, chantagens e perseguições, Wade logo percebe que a única forma de salvar sua vida e o futuro do jogo é vencer a caça e encontrar o "Ovo" de Halliday. E, para isso, ele terá que deixar a existência virtual para trás e encarar a vida real e o amor- coisas do qual sempre fugiu.

O livro é recheado de curiosidades e informações sobre os anos 80. Entre bandas, filmes, jogos e seriados de TV, o leitor descobre muitos fatos interessantes outrora desconhecidos, e assim entender melhor a época.

A sociedade criada por Ernest Cline é genial, um espelho do que o planeta pode virar se continuar avançando nessa direção. Em meio a tantas catástrofes, a única forma que a população encontrou de escapar é mergulhando no mundo virtual, e com isso muitos perderam até mesmo a capacidade de se relacionarem entre si.

O romance presente no livro é bem discreto e serve apenas para acrescentar detalhes à história. Em meio a tantos lançamentos com temas sobrenaturais e triângulos amorosos é interessante ler um livro que foge do padrão comum e que incorpora o tema não muito explorado dos videogames.

O único problema do livro se encontra na narrativa, que em algumas partes se torna lenta e maçante demais. Felizmente, esses trechos não são longos nem constantes, e de resto a leitura flui maravilhosamente bem.

O autor, assim como o Halliday do livro, é um geek de carteirinha que adorava os anos 80. Após anos de pesquisa e de um trabalho como roteirista, o livro foi sua forma de encantar os leitores com seu conhecimendo nerd, e levar essa cultura muito interessante àqueles que antes a desconheciam.

Jogador N° 1 é um livro cativante que, além de entreter o leitor com curiosidades de uma época não muito explorada no ramo literário, também nos faz pensar no futuro do planeta e,principalmente,como é preciso mudar nossos hábitos atuais(como o vício em eletrônicos) para evitar um futuro desastroso.

2 comentários:

  1. Não gostei da capa do livro, mas fiquei interessada no livro, adorei a resenha! :D

    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Estava visitando alguns blogs e eis que encontro o seu! Parabéns ele é muito lindo :D

    Indo em direção a resenha..
    Já havia visto esse livro e achei super interessante começando pela capa, no entanto eu ainda não tinha prestado atenção em sua narrativa que é bem interessante ^^

    Já estou seguindo o seu blog, segue o meu também!

    Beijos ;*
    Natalia.
    ELL -> Entre Livros e Livros.http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!