quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RESENHA: Artemis Fowl Graphic Novel, de Eoin Colfer

Artemis Fowl foi para mim uma grande decepção. Achei a narrativa chata e tediosa, as coisas demoravam a acontecer e a mitologia que envolvia a história não foi bem desenvolvida.

Mas eis que meu amigo se oferece para me emprestar Artemis Fowl na versão Graphic Novel (ou seja, em quadrinhos), e eu resolvi aceitar a proposta. Como nunca tinha lido nada nesse estilo não sabia muito o que esperar, e fiquei bem satisfeita!

Artemis Fowl é um garoto prodígio de apenas 12 anos,que infelizmente usa sua genialidade para o crime(como seus antecessores fizeram). Ele pretende recuperar a riqueza de sua família, e por isso desenvolve um plano brilhante junto com seu fiel mordomo Butler. Assim, Artemis captura a Leprechaun Holly Short, pretendendo trocá-la por ouro mágico.

Como a história é contada inteiramente em quadrinhos não tem como não comentar os desenhos! Eu achei o Artemis muito diferente do que eu havia imaginado na minha cabeça(para mim ele era loiro! ), mas gostei de como ele foi retratado. Achei a Holly e a Juliet muito bonitas, lembram personagens de uma revistinha que eu lia quando pequena. Infelizmente foi difícil de entender algumas partes porque a imagem estava muito escura(o livro inteiro é bem dark), mas deu para entender os acontecimentos usando o contexto.

Continuo achando muito legal o fato de Eoin ter escrito uma história focada em um vilão, é raro encontrarmos livros desse tipo.

Também adoro a idéia de misturar fadas e seres mitológicos com a realidade, e o autor criou uma mitologia muito interessante, relevando a idéia da existência de seres mágicos. Infelizmente algumas coisas não foram muito bem explicadas e o Eoin Colfer podia ter explorado mais essa ideia.

A dificuldade com a narrativa que tive no livro não aconteceu com essa Graphic Novel, e por gostei bem mais que o original. É bem fácil de ler, e para não confundirmos os pensamentos dos personagens cada um tem sua própria cor no balãozinho (coisa que facilitou muito o entendimento).
Por isso recomendo a todos que se decepcionaram com o livro: leiam a Graphic Novel, pois é muito melhor!

2 comentários:

  1. Legal a ideia de Graphic Novel!
    Não sabia deste livro, mas pelo que li em sua resenha parece ser bom! :)

    Beijinhos, :*

    ResponderExcluir
  2. Legal a idéia mesmo!
    Tamb'wm nunca tinha visto esse livro, mais deve ser bem legal...
    Beijinhos,
    Gabi - Meninas e seus Livros...
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!