sábado, 23 de julho de 2011

RESENHA: Feios, do Scott Westerfeld


Recebi Feios através da minha primeira troca pelo skoob com a Nathi(do House of Chick), e devo dizer que adorei esse sistema! Já estou pensando aqui que outros livros livros voi disponibilizar para troca.
Acho que a história já é bem conhecida. O livro se passa em uma sociedade no futuro, onde todos passam por uma gigantesca cirurgia ao completar 16 anos, passando assim de feia para incrivelmente bela. Tally ainda é uma feia, que está contando os dias para o dia de seu aniversário, quando finalmente ganhará seu ‘presente’ e poderá se mudar para Nova Perfeição, onde seu amigo já transformado Peris a espera.
Porém, antes que o tão esperado dia chegue, Tally conhece Shay, uma menina que não pretende passar pela cirurgia e adora visitar lugares proibidos. Até que um dia ela desaparece, e Tally é obrigada a ir atrás dela, descobrindo assim um lugar totalmente diferente de todas as coisas que ela já havia imaginado.
Acho que é quase uma unanimidade que Scott Westerfeld é um gênio. Ele já escreveu inúmeros livros, um mais incrível que o outro. Suas histórias misturam diferentes elementos, sem transformá-las em algo exagerado. Além de Feios, já li outros dois livros dele(Tão Ontem e Midnighters) que também foram surpreendentemente bons. Tirando em alguns momentos, a narrativa deste autor é muito bem desenvolvida e promove uma leitura que flui maravilhosamente bem.
Já em relação aos personagens preciso mudar minha opinião. Tally é legal, mas alguns atos dela me deixaram extremamente decepcionada. Ela demora a perceber coisas óbvias e é muito ingênua.
Shay então, consegue ser muito pior! Ela é mimada, chata e muito irritante. Não se importa com o que acontecerá com os outros, e fica mudando de ideia toda hora.


Passei o livro inteiro comparando-o com Destino, da Ally Conde. Foi um livro que não me agradou muito, e tem muitas semelhanças com Feios. Os dois abordam a idéia de um futuro sem liberdade e opressor, com personagens que sempre apoiaram estes ideais. Mas a escrita é totalmente diferente, e acho que isso foi o grande diferencial, além do fato de que em Destino, o romance (ou, no caso, triângulo amoroso) é o tema que recebe mais destaque no desenvolver da história e é um pouco chatinho.
Tinha grandes expectativas em relação a Feios, e não estou decepcionada. Como todos os livros bons, a história termina em um desfecho inesperado e me deixou extremamente ansiosa para ler a continuação, Perfeitos.

Super Quote(atenção, pode conteer spoilers!)


"Tally sorriu com a lembrança. Preferia estar na expedição - encharcada, no frio, ao lado de Peris - a estar seca e aquecida naquela noite, mas sozinha." página 10.


" Já vi muitas jovens das cidades virem para cá. Você é diferente das outras. E é por isso... É por isso que você é linda, Tally" pág. 269


"Imediatamente, David a abraçou e puxou para mais perto. No frio da madrugada, ela sentia todo o calor do corpo dele. David era algo concreto e verdadeiro no mundo de incertezas em que Tally vivia." pág. 279

3 comentários:

  1. Olá!

    Gostei muito de sua análise! Crítica e sucinta, não cansa mesmo! E o mais raro: você analisou as personagens! É incrível como tenho vagado atrás de boas análises de personagens. Muito bom!
    E Feios me lembra um pouco aquela série, 3% (brazuca!).

    Abraços!

    Ana Carolina Nonato
    Seis Milênios

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Já havia visto algumas resenhas desse livro e muitas, mais muitas indicações! Estou com vontade de ler e a sua resenha só me deixou com mais vontade!

    Parabéns!

    Beijinhos.
    GabiWegner
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Ana! Acho que descrever os personagens é essencial para a resenha. Um personagem chato pode estragar a história inteira.

    Gabi, esse livro é bem recomendado mesmo! A história do Scott é muito criativa

    ResponderExcluir

Comente e faça uma blogueira feliz!